top of page
cabanasjunho2022-24.jpg

Visite o coração do Atlântico Norte

A Ilha de São Jorge faz parte do Grupo Central do Arquipélago dos Açores. Possui uma longa cordilheira vulcânica que se estende de noroeste a sudeste. Com 54 km de comprimento e 6,9 km de largura máxima, São Jorge é repleta de falésias escarpadas que terminam no mar azul profundo ou em pequenas áreas planas ao nível do mar, as famosas fajãs. O litoral da ilha inclui pontas rochosas e irregulares que penetram no mar, pequenas enseadas e cavernas abrigadas para explorar.

Zoom na Natureza

As Cabanas da Viscondessa oferecem uma experiência única nos Açores. Construídas numa bela propriedade conhecida como Quinta da Bacelada, permitem-lhe fundir-se com a natureza no terraço da sua cabana sem ter de deixar para trás o aconchego da vida moderna.

Natureza crua, ar puro

O nosso objetivo é preservar esses bens preciosos. As Cabanas são instalações para não fumadores. Não é permitido fumar no interior nem em nenhum dos espaços exteriores.

Um alojamento com história

O cenário tem uma história própria para contar. Os alicerces das Cabanas assentam em séculos de saberes locais, alicerçados nas memórias dos nossos antepassados, em particular da Viscondessa de São Mateus. As histórias da Viscondessa e seus parentes abrem caminho para que os nossos hóspedes descubram a história e a cultura da ilha. Os seus descendentes mantiveram a herdade da Bacelada nos últimos dois séculos.

Localização

Situadas na encosta sul da ilha, as Cabanas da Viscondessa estão convenientemente localizadas no meio da ilha de São Jorge, não muito longe do aeroporto e da vila de Velas.

Há restaurantes, mercearias, enseadas para nadar e uma piscina municipal de água salgada nas proximidades.

A Viscondessa

Isabel Beatriz de Azevedo Pereira e Sousa nasceu na freguesia da Urzelina a 23 de Novembro de 1837. Casou-se com um filho do Tenente-Coronel Miguel Teixeira Soares de Sousa, patriarca de uma das famílias mais abastadas e influentes da ilha de São Jorge. A Quinta da Bacelada fazia parte de um vasto património fundiário. Após a morte do Tenente-Coronel e seus filhos, a Viscondessa tornou- -se a única administradora das suas propriedades. Ela foi especialmente atraída pela propriedade Bacelada.

Como resultado da sua dedicação às causas de caridade locais, D. Carlos de Portugal concedeu-lhe o título de Viscondessa de São Mateus em 25 de outubro de 1894. Aliás, São Mateus é o santo padroeiro da freguesia da Urzelina.

A Viscondessa era a tia-bisavó do atual proprietário da quinta da Bacelada.

O logotipo

O nosso logótipo foi inspirado numa espécie de líquen (urzela – Roccella tinctoria) frequente nos Açores.
Este líquen produz um corante roxo real, que até ao final do século XVII era altamente valorizado pelos fabricantes de têxteis. Hoje, perdeu toda a sua antiga relevância econômica.
A abundância local da urzela nas rochas basálticas desta zona é precisamente o motivo pelo qual a freguesia recebeu o nome de Urzelina.

Mergulhe na natureza

São Jorge possui algumas das mais belas falésias costeiras do Arquipélago dos Açores, bem como as impressionantes plataformas de tálus no sopé das falésias, conhecidas localmente como fajãs. É um destino de férias perfeito para quem gosta de contacto com a natureza e o oceano.

bottom of page